Sessão “Sustentabilidade é Competitividade”

A sessão "Sustentabilidade é Competitividade", em Vagos, decorreu no âmbito do projeto PME Sustentável, que visa capacitar as PME para responder aos novos desafios do mercado, designadamente os decorrentes da Diretiva 2014/95/EU, que obrigará as empresas de interesse público a reportar informação sobre direitos humanos, mecanismos anticorrupção, ambiente, entre outros.

As PME portuguesas, ao pertencerem à cadeia de abastecimento destas grandes organizações, estarão, cada vez mais, pressionadas a, também elas, reportar este tipo de informação. Urge prepará-las para responder aos novos desafios, aumentando o seu potencial competitivo num mercado global.

A sessão “Sustentabilidade é Competitividade”, promovida pela APEE, que contou com o apoio da Porcelanas da Costa Verde, procurou levar ao tecido empresarial de Vagos cinco grandes temáticas, abordando a relação entre a competitividade das PME, os objetivos do desenvolvimento sustentável e os princípios da sustentabilidade, complementadas pela partilha de boas práticas das Porcelanas da Costa Verde.

[Porcelanas Costa Verde - Vagos (Zona Industrial de Vagos - Apartado 27) - 14h00/18h00]

Programa:


1ª Parte

Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sustentabilidade - Motor de Competitividade para as PME
Oportunidades emergentes na economia verde para as Empresas
Diretiva 2014/95/UE - Relato da Informação não-financeira - Como cumprir
Ferramentas e instrumentos de implementação
Boas práticas de sucesso - Porcelanas da Costa Verde

2ª Parte

Apresentação de casos práticos
Debate: desafios de implementação