Economia Verde e Desenvolvimento Sustentável

Decorreu no ISEP, nos dias 13, 15 e 16 de novembro, o Ciclo de Seminários: Economia Verde e Desenvolvimento Sustentável, no âmbito do projeto PME Sustentável, co financiado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia.

O projeto PME Sustentável destina-se a capacitar para a economia verde, economia circular e a inovação requerida pelas empresas e organizações para alcançar uma utilização mais eficiente dos recursos naturais. O projeto dispõe de diversas ferramentas no site que podem ser utilizadas pelas empresas, nomeadamente o GreenScan que permite avaliar o grau de maturidade das empresas face à economia verde.

Ao longo do Ciclo foram abordadas temáticas como economia verde, economia circular, eco-inovação, Agenda 2030 das Nações Unidas e a sua relação com a Indústria 4.0 e o seu contributo para o desenvolvimento sustentável.

O Ciclo de Seminários contou com a presença de 25 oradores e cerca de 200 participantes, juntando peritos, academia, representantes de organizações públicas, empresas privadas e start ups, como a Universidade de Aveiro, o Global Compact, o Instituto Nacional de Estatística, o IKEA, a Oikos, o CATIM, Centimfe, a Lipor e a Sonae.

Os seminários serviram ainda como oportunidade de lançamento do livro: Economia Verde e Economia Circular: desafios e oportunidades, por Anabela Vaz Ribeiro, Luis Fonseca e Sofia Santos. Todos os participantes dos Seminários receberam um exemplar do livro.

O ISEP considera que alcançou os seus objetivos com este Ciclo ao envolver diversas entidades e personalidades de referência, que em conjunto com representantes da comunidade académica apresentaram as principais políticas e prioridades nacionais neste domínio, a forma como as mesmas estão a ser colocadas em prática em alguns clusters nacionais e exemplos de novos modelos de negocio que decorrem da incorporação destes conceitos, bem como em conceitos e modelos de negócio existentes.