A Diretiva nº 2014/95/UE, transposta para a legislação nacional pelo Decreto-Lei n.º 89/2017, de 28 de julho, estabelece que as Grandes Empresa e as Empresas consideradas de interesse público têm que reportar acerca do seu desempenho em indicadores não financeiros, além da informação financeira reportada nos instrumentos tradicionais.

Esta imposição vai exigir das Pequenas e Médias Empresas a implementação de práticas consistentes com as exigências e expectativas das suas cadeias de valor.

Esta secção apresenta ferramentas que apoiam as empresas na análise, desenvolvimento e reporte sobre o seu desempenho em indicadores de sustentabilidade.

Reporte Não-Financeiro: Referenciais Existentes e Planeamento

Este documento apresenta as orientações da União Europeia para a divulgação de informação não financeira por parte das empresas, considerando o tipo de informação a apresentar, bem como os referenciais internacionais e a documentação de suporte a utilizar.

A informação apresentada nesta brochura permite às empresas fazer uma auto-avaliação das práticas já implementadas nos temas visados, bem como as respetivas evidências e indicadores-chave de desempenho relevantes para a sua atividade específica.

Consultar o documento

ISO 26000 – Ferramenta de Auto-Avaliação

A Norma internacional ISO 26000 disponibiliza linhas de orientação quanto aos princípios de responsabilidade social fundamentais, quanto ao reconhecimento da responsabilidade social e quanto ao envolvimento de stakeholders, aos assuntos fundamentais e às questões que dizem respeito à responsabilidade social, bem como quanto às formas de integrar um comportamento socialmente responsável na organização.

A ISO 26000 dá ênfase à importância dos resultados e das melhorias no desempenho em responsabilidade social, sendo cada organização encorajada a tornar-se socialmente mais responsável, através da sua aplicação.

Esta Norma destina-se a todos os tipos de organizações do setor privado, público e não lucrativo, quer sejam grandes ou PME.

A ferramenta de diagnóstico permite à empresa realizar uma primeira avaliação das práticas já implementadas neste domínio e dos resultados alcançados.

ISO 26000 – Ferramenta de Auto-Avaliação

Kit Report

O “Kit Report” é uma ferramenta de suporte às PME que permite a sistematização, processamento e comunicação de informação relativa aos impactes ambientais e sociais, através de reportes simples e acessíveis.

O “Kit Report” é constituído pelos seguintes elementos:

Modelos de estrutura para o reporte de informação não financeira, com a indicação do conteúdo a contemplar no reporte e respetiva organização.