Gertal


Boa Prática: Campanha de Redução do Consumo de Sal – Junte-se a nós, neste compromisso, pela sua Saúde
Descrição:

Conforme definido no plano de intervenção da Gertal, relativamente à promoção de hábitos alimentares saudáveis no local de trabalho, a empresa propôs-se a colaborar com os serviços de segurança e saúde no trabalho dos seus clientes, no desenvolvimento das atividades de promoção da saúde, nomeadamente na conceção e desenvolvimento de programas de alimentação saudável. Consciente do seu importante papel no desenvolvimento e implementação de boas práticas, no âmbito da alimentação equilibrada, a Gertal celebrou um protocolo com a ARS Centro e a Fundação Portuguesa de Cardiologia, no sentido de assegurar a redução do consumo de sal, conforme orientações da Organização Mundial de Saúde.

Tendo em conta os princípios estabelecidos no protocolo, a Gertal comprometeu-se a desenvolver este plano que visa uma diminuição dos valores de sal adicionado nas refeições dos estabelecimentos sob a sua responsabilidade. O plano de ação contempla os seguintes aspetos: objetivos de redução do consumo de sal até 2020; monitorização do consumo de sal por unidade; programação de ações de formação para colaboradores; e ações de sensibilização de clientes e consumidores. 

Impactes Positivos: A Divisão de Segurança Alimentar da Gertal comprometeu-se a colaborar, ativamente, com o serviço de saúde e de segurança do trabalho dos seus clientes, estando disponível para colaborar, sempre que necessário, no desenvolvimento de ações apropriadas no âmbito da alimentação e saúde e, em particular, no desenvolvimento de iniciativas que visem a diminuição do consumo de sal. Foram feitas ações de informação dos clientes e dos utentes, recorrendo-se, nomeadamente, a suportes informativos, como cartazes, sendo que os técnicos da Divisão de Segurança Alimentar também estão disponíveis para, em determinados casos, realizar palestras sobre esta temática. Sempre que possível, as ementas afixadas deverão conter a composição nutricional, incluindo o teor de sal da sopa e do prato (por 100 gramas de alimento), de modo a permitir que cada consumidor possa dispor da informação necessária para fazer uma alimentação equilibrada. Em determinadas situações concretas, devidamente planeadas, poderá ser possível assegurar a presença de um técnico da Divisão de Segurança Alimentar da Gertal na unidade para que, de uma forma genérica, possa prestar esclarecimentos no âmbito da alimentação e nutrição aos consumidores que o solicitem.