EPAL, SA


Boa Prática: Juntos Somos + Energia
Descrição:

As empresas na área do ambiente em geral, e em particular a EPAL S.A. pela sua relevância à escala regional e nacional, são chamadas a ter um papel acrescido no domínio da sustentabilidade, pois é intrínseca a sua relação com a biosfera. Neste domínio, o acréscimo do desempenho energético, dada a sua proximidade com as matérias de sustentabilidade (emissões de gases com efeitos de estufa e exploração de recursos não renováveis) tem particular relevância.

O consumo de energia representa, ainda, um dos principais custos operacionais nas entidades gestoras de abastecimento e saneamento de águas residuais. Consciente de que a redução do consumo de energia constitui um desafio que só pode ser ultrapassado através do contributo de todos os envolvidos, a EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A. lançou uma campanha interna de comunicação, no âmbito da implementação do seu Sistema de Gestão de Energia, identificando boas práticas de operação e manutenção na utilização de equipamentos consumidores de energia. Só a integração de processos – e consequentemente dos envolvidos – permite a obtenção de resultados com impacto relevante e duradouro.

Considerando o lema “Juntos Somos + Energia”, esta campanha, lançada pelo Presidente do Conselho de Administração no dia 29 de maio de 2016 como forma de assinalar o Dia Mundial de Energia, foi concebida com o intuito de chegar a todos os trabalhadores, apresentando, ainda, a Equipa de Gestão de Energia. Esta equipa multidisciplinar procura, no seio da empresa, a obtenção da melhoria do desempenho energético, trabalho que só pode ser desenvolvido se todos os trabalhadores se encontrarem sensibilizados e com os seus hábitos/práticas a contribuírem para a sua concretização.

Ao longo do tempo, recorrendo à intranet da empresa, têm vindo a ser lançados uma série de cartazes alusivos aos vários equipamentos operacionais e não operacionais, tendo como protagonistas os próprios trabalhadores e que podem ser consultados aqui: link

Impactes Positivos: Para esta campanha foram convidados colaboradores dos vários polos da empresa (Beiras, Alentejo, Lisboa, Oeste e Península) para uma sessão fotográfica. O resultado da sessão serviu para desenvolver um conjunto de materiais que associam a imagem de um colaborador a um grafismo criativo, funcionando como veículos de uma mensagem que apela à participação de todos em atividades concretas no domínio da gestão de energia. Tarefas de operação e manutenção corrente são recordadas na primeira pessoa por caras conhecidas de colegas, gerando “buzz” na empresa, promovendo a disseminação da mensagem. A sessão fotográfica e o trabalho gráfico posterior reforçou a proximidade dos colaboradores, reforçando relações de equipa e a formação de autênticos embaixadores da energia da empresa.