O Projeto PME Sustentável visa capacitar as PME portuguesas para responderem aos desafios que a Diretiva 2014/95/UE irá implicar. Esta diretiva, que obriga ao relato anual por parte das empresas sobre a sua análise de risco e práticas efetivas a nível ambiental, social, de direitos humanos e de anti-corrupção, aplica-se apenas às grandes empresas Europeias que sejam entidades de interesse público e que tenham mais de 500 trabalhadores.

No entanto, e uma vez que a diretiva reconhece que os riscos podem advir também das cadeias de abastecimento e de subcontratação da empresa, então a demonstração financeira anual deverá, se justificável, incluir também informações sobre os processos de diligência devida aplicados pelas empresas às cadeias de abastecimento e de subcontratação, ou seja aos seus fornecedores.

Uma vez que as grandes empresas têm centenas ou mesmo milhares de PME como fornecedoras, esta Diretiva será também sentida pela micro e pequenas empresas. Assim, tudo indica que as PME portuguesas passarão a ser alvo de um escrutínio muito maior sobre a sua gestão sustentável, quer pelos clientes nacionais quer dos restantes países Europeus.

Portanto, e de forma a ajudar as PME a não perderem clientes, mas sim melhorarem a sua competitividade e diferenciação no mercado, o Projeto PME Sustentável pretende ajudar as PME portuguesas a anteciparem este desafio e a posicionarem-se como PME sustentáveis e inovadoras, promotoras da economia verde e inclusiva.

Para alcançar este objetivo o projeto irá: desenvolver ferramentas, guias, templates de relatórios de sustentabilidade, sessões de formação, e uma hotline de apoio às PME sobre este assunto.

Existirá uma plataforma digital com todas estas ferramentas disponíveis de forma gratuita.

Existirá também um website em Inglês que será a “montra” das PME sustentáveis em Portugal, ou seja, que identificará as PME em Portugal que tenham publicado informação sobre as suas práticas ambientais, sociais, de direitos humanos e de combate à corrupção.

De forma a incutir estas preocupações nos curricula de economia e gestão, o parceiro Universitário irá também criar cursos específicos e desenvolver investigação com os seus alunos e professores nesta matéria.


Ficha do Projeto PME Sustentável

Entidade: 
APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial

Designação: 
PME SUSTENTÁVEL

Objetivo: 
O PME SUSTENTÁVEL visa capacitar as PME sediadas a Centro e Norte para dar resposta aos desafios decorrentes da Diretiva 2014/95/UE enquanto fornecedoras/parceiras de Grandes Empresas, potenciando a economia verde e uma utilização mais eficiente dos recursos naturais.

Ficha técnica:

Promotor Líder: 
APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial

Copromotores: 
ISEP - Instituto Superior de Engenharia do Porto; CAPITÓLIO – Organização Não Governamental para o Desenvolvimento

Investimento Elegível: 318.246,50 Euros

Incentivo Não Reembolsável: 270.509,53 Euros

Início do Projeto: 12-09-2016 | Duração: 24 meses