• Boa Prática:
    Juntos Somos + Energia
  • Área de Actividades
    Captação e Tratamento de Água

Descrição

As empresas na área do ambiente em geral, e em particular a EPAL S.A. pela sua relevância à  escala regional e nacional, são chamadas a ter um papel acrescido no domínio da sustentabilidade, pois é  intrínseca a sua relação com a biosfera. Neste domínio, o acréscimo do desempenho energético, dada a  sua proximidade com as matérias de sustentabilidade (emissões de gases com efeitos de estufa e  exploração de recursos não renováveis) tem particular relevância.  

O consumo de energia representa, ainda, um dos principais custos operacionais nas entidades gestoras  de abastecimento e saneamento de águas residuais. Consciente de que a redução do consumo de energia  constitui um desafio que só pode ser ultrapassado através do contributo de todos os envolvidos, a EPAL  – Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A. lançou uma campanha interna de comunicação, no âmbito  da implementação do seu Sistema de Gestão de Energia, identificando boas práticas de operação e  manutenção na utilização de equipamentos consumidores de energia. Só a integração de processos – e  consequentemente dos envolvidos – permite a obtenção de resultados com impacto relevante e  duradouro. 

Considerando o lema “Juntos Somos + Energia”, esta campanha, lançada pelo Presidente do Conselho de  Administração no dia 29 de maio de 2016 como forma de assinalar o Dia Mundial de Energia, foi concebida  com o intuito de chegar a todos os trabalhadores, apresentando, ainda, a Equipa de Gestão de Energia.  Esta equipa multidisciplinar procura, no seio da empresa, a obtenção da melhoria do desempenho  energético, trabalho que só pode ser desenvolvido se todos os trabalhadores se encontrarem  sensibilizados e com os seus hábitos/práticas a contribuírem para a sua concretização. 

Ao longo do tempo, recorrendo à intranet da empresa, têm vindo a ser lançados uma série de cartazes  alusivos aos vários equipamentos operacionais e não operacionais, tendo como protagonistas os próprios trabalhadores.

Impactes Positivos

Para esta campanha foram convidados colaboradores dos vários polos da empresa (Beiras, Alentejo, Lisboa, Oeste e Península) para uma sessão fotográfica. O resultado da sessão serviu para desenvolver um conjunto de materiais que associam a imagem de um colaborador a um grafismo criativo, funcionando como veículos de uma mensagem que apela à participação de todos em atividades concretas no domínio da gestão de energia. Tarefas de operação e manutenção corrente são recordadas na primeira pessoa por caras conhecidas de colegas, gerando “buzz” na empresa, promovendo a disseminação da mensagem. A sessão fotográfica e o trabalho gráfico posterior reforçou a proximidade dos colaboradores, reforçando relações de equipa e a formação de autênticos embaixadores da energia da empresa.