• Boa Prática:
    Clube de Produtores Continente
  • Área de Actividades
    Retalho Alimentar

Descrição

O Clube de Produtores Continente (CPC) nasceu em 1998 com o objetivo de apoiar a produção portuguesa e aproximar os produtores do Continente. Ao longo de quase duas décadas tem ajudado a construir soluções que garantem a competitividade da agricultura e das pescas nacionais, promovendo as melhores práticas ao nível da produção, comercialização e eficiência do negócio, para fazer chegar aos portugueses o que de melhor se produz nestes setores. Para que possam fazer parte do CPC os fornecedores têm de cumprir um conjunto de requisitos, sendo utilizados pelo Continente critérios rigorosos para a sua certificação. Este referencial assegura a conformidade de vários parâmetros ao longo de toda a cadeia de valor. O CPC proporciona, assim, um garante de qualidade e segurança alimentar, promove a produção nacional, a partilha de experiências e o desenvolvimento de parcerias entre produtores. Hoje, o Clube de Produtores é um verdadeiro caso de sucesso da distribuição em Portugal, uma experiência exemplar de cooperação entre agentes económicos, ao conjugar de forma ímpar, a riqueza dos produtos genuinamente nacionais à grande força de uma cadeia que opera junto de milhões de consumidores em todo o país. As principais iniciativas do CPC incluem: Encontro Anual, Presença na Feira Nacional da Agricultura, Visitas Internacionais, Encontros Ideias Férteis.

Impactes Positivos

Alguns resultados concretos do trabalho realizado com o CPC:
• 234 Membros
• 4.000 Produtores individuais
• 2 Milhões de toneladas compradas a produtores nacionais que ultrapassa três mil milhões de euros
(desde 1998)
• 217 M € - Valor de compras a produtores nacionais em 2015
• 136 Mil toneladas - Quantidade de compras a produtores nacionais em 2015
Como exemplo de impacto, as Visitas Internacionais do CPC pretendem dar a conhecer aos produtores do
Clube outras realidades e empresas do setor, com formas de organização e abordagens ao negócio e aos
públicos-alvo distintas, enquanto simultaneamente se estreitam laços entre os produtores e os
responsáveis do clube, fomentando o networking entre todos. Em 2015, a visita realizou-se com 25
produtores de charcutaria, que durante 4 dias puderam conhecer o que de melhor se faz a nível
internacional ao longo de todo o ciclo produtivo na Holanda e na Alemanha. O CPC é também um dos
principais parceiros das Festas Continente. Os produtores, em número que ascendeu a mais de 80
presenças, participaram de forma entusiasta na edição de 2015, interagindo com os visitantes e dando a
conhecer o que de melhor se faz em Portugal. Para o Consumidor, o CPC representa também importantes
vantagens, em que se incluem a oferta de produtos com garantia de qualidade, rastreabilidade e origem,
assegurada através do acompanhamento de todas as fases da produção, transporte e armazenagem, bem
como uma melhor relação preço/qualidade dos produtos oferecidos.