• Boa Prática:
    Mede A Tua Doçura
  • Área de Actividades
    Atividade Seguradora

Descrição

Os Colaboradores são um ativo chave para o Grupo e o local de trabalho é excelente para promover hábitos de vida saudável, o bem-estar e a saúde. Indo mais além incluiu-se a prevenção de doenças crónicas, nomeadamente as relacionadas com hábitos que o próprio local pode influenciar. 

A diabetes afeta 1 milhão de portugueses e a hiperglicemia intermédia “pré-diabetes” 2 milhões, que por norma o desconhecem. A Diabetes tipo 2 representa 90% e desenvolve-se ao longo da vida, associada ao sedentarismo e hábitos alimentares menos saudáveis, sendo possível de evitar. Porque conhecimento, prevenção e monitorização são decisivos, em parceria com a Associação Protetora Diabéticos Portugal (APDP), foi lançado aos 1.285 Colaboradores o desafio “Mede a tua Doçura”. O mesmo inclui: 

Sensibilização (fatores de risco, necessidade de ultrapassar o estigma ainda existente), através de meios físicos e digitais, incluindo o testemunho de Colaboradores. 

Avaliação do risco, via formulário online (confidencial). Em função do resultado, conselhos de saúde ou convite para rastreio presencial, com uma enfermeira (inclui teste da glicemia). 

Diagnóstico, consulta médica, exames e proposta de programa se confirmado 

Programa de 1 ano, MAIS - Motivar, Agir, Investir para + Saúde, que visa capacitar para uma vida mais saudável. Os Colaboradores com diabetes já diagnosticada foram igualmente convidados. 

Iniciou a 14/11/17, o rastreio terminou a 23/03/18 e segue-se agora o programa MAIS.

Impactes Positivos

O principal objetivo é a melhoria da qualidade de vida e saúde dos Colaboradores, em geral e, em concreto, os que tenham risco de diabetes ou tenham diabetes.

Tal implica a mensagem chegar às pessoas, serem adquiridos novos conhecimentos, skills e, quem detetar precocemente a sua situação, ter apoio efetivo e as melhores ferramentas para a combater.

1285 (todos) Colaboradores foram impactados pela onda de prevenção Mede a Tua Doçura (posters, vídeos, informação, TV interna e intranet, kit com fita métrica para medir o perímetro abdominal), conhecendo os fatores de risco e conselhos para uma vida mais saudável.

905 pessoas mediram a doçura via formulário e ficaram a conhecer a sua tendência para o risco, recebendo informação adequada à sua condição.

9 dias de ações de rastreio presencial percorreram os vários edifícios em Lisboa e no Porto, contando com a participação ativa da gestão de topo. Aos Colaboradores em risco foi proporcionado o adequado seguimento, através de consulta médica.

Quem ficou consciente da sua situação de pré-diabetes ou de diabetes, pode agora atuar e evitar o desenvolvimento da doença ou minorar as suas consequências, nomeadamente através do programa proporcionado.

A iniciativa conduziu a outras medidas na organização, desde informação sobre a composição dos alimentos, a melhorias nas vending machines, promoção do exercício físico… esta é uma jornada contínua para o bem-estar e para a saúde dos Colaboradores.