Explorar a Economia Verde

Explorar a Economia Verde 

A economia verde é uma economia baixa em carbono, eficiente no uso de recursos e promotora de emprego e bem-estar. A prossecução de uma economia verde é hoje um dos pilares da estratégia europeia, que consiste em alcançar uma economia inteligente, sustentável e inclusiva até 2020.

BCSD Portugal, Incentivos e apoios financeiros para uma economia inteligente, sustentável e inclusiva até 2020

Esta secção disponibiliza os recursos e ferramentas que ajudam a sua empresa a implementar os princípios da economia circular e da economia verde, reduzindo o impacte ambiental das suas atividades, processos, produtos e serviços. É também um espaço onde encontra exemplos de eco-inovação que promovem a competitividade e diferenciação das empresas no contexto da sustentabilidade.

Economia Verde e Inovação

A economia verde traz exigências e oportunidades. Às empresas impõe-se enfrentarem os desafios da sustentabilidade, mas ao mesmo tempo incorporarem as competências necessárias para introduzir a eco-inovação nos seus produtos e processos.

Consultar Documento

Produção e Consumo Sustentável – Políticas da União Europeia

Para enfrentar os desafios com que atualmente nos deparamos, é necessário mudar os modelos de produção e consumo, ou seja, criar mais valor, utilizando menos fatores de produção, reduzir os custos e minimizar o impacto no ambiente. 

Temos de fazer mais com menos.

Comissão Europeia

Ver mais

Eco-Inovação, Eco-Design

Eco-inovação é a introdução de qualquer novo ou significativamente melhorado produto (bem ou serviço), processo, mudança organizacional ou solução de marketing, que reduza o uso de recursos naturais (incluindo materiais, energia, água e solo) e diminua a libertação de substâncias nocivas, ao longo de todo o ciclo de vida.

AEP – Associação Empresarial de Portugal, Guia para a Eco-inovação em PME

Consultar Documento

Eco-Design é o design ambientalmente sustentável e consciente que visa a criação de produtos, serviços e processos eco-eficientes, convergentes com os objetivos de sustentabilidade definidos pela empresa. 

Consultar Documento