Documentos
Formação em matérias de Sustentabilidade e ESG
Sustentabilidade
Academia APEE
Curso de especialização em sustentabilidade que integra os conteúdos essenciais para compreender, implementar, produzir, acompanhar e avaliar o relato sistemático de sustentabilidade da pequena e média empresa.
A formação enquadra as diretrizes da União Europeia para a elaboração de relatórios de informação não financeira e sobre a diversidade, bem como o ordenamento jurídico nacional, antecipando as novas regulamentações para 2023 e 2026 com impacto direto no que será exigidos às PME no âmbito da Sustentabilidade e ESG.
O novo modelo de economia circular
Academia APEE
Formação especializada que permitirá às PME aprofundarem conhecimentos sobre a Economia Circular e perceberem como a transição para o modelo de economia circular pode aumentar a eficácia e eficiência da organização, reduzindo o seu impacto ambiental.
Ver maisResponsabilidade social: abordagem estratégica
Academia APEE
Esta formação permite um conhecimento atualizado sobre a Responsabilidade Social Corporativa e orienta a ação das organizações nestas matérias, facilitando o acesso a instrumentos relevantes que têm vindo a ser produzidos, a nível nacional e internacional.
As organizações socialmente responsáveis cultivam boas práticas sociais, ambientais, laborais e económicas, procurando reduzir os impactos negativos que resultam da sua atividade e contribuir para a melhoria do seu meio envolvente. Trata-se de assumir práticas empresariais éticas que, de forma voluntária, desenvolvem processos com o propósito de incluir preocupações de carácter social e ambiental nas atividades e estratégias, criando um conjunto de valores que envolvam todas as partes interessadas.
Ética aplicada às organizações
Academia APEE
Curso de especialização em ética na organização, com o propósito de apoiar todas as organizações com os conhecimentos, ferramentas e práticas indispensáveis à implementação do código de ética, de acordo com as normas NP 4460-1:2007 e NP 4460-2:2010.
No âmbito da Estratégia Nacional Anticorrupção, que tem vindo a implementar diversas medidas que visam reprimir e combater os fenómenos de corrupção em Portugal, o recentemente publicado Decreto-Lei n.º 109-E/2021 acrescenta àquelas medidas um mecanismo geral de prevenção da corrupção, obrigando as empresas/organizações, quer do setor público, quer do setor privado, a implementarem programas de prevenção internos, que deverão incluir, entre outros instrumentos, os respetivos códigos de ética.
Esta obrigatoriedade abrange, desde logo, as organizações com 50 ou mais trabalhadores.
Igualdade de género: diversidade e multisetorialidade
Academia APEE
A diversidade em função do género está presente, de forma transversal e multisetorial, no nosso quotidiano. Nas empresas, na política e na sociedade em geral, só poderemos concretizar plenamente o potencial enquanto seres humanos se utilizarmos todos os nossos talentos e diversidade. A produtividade, a prosperidade e a ética sustentam-se na capacidade das empresas assumirem 100% da competências e oportunidades geradas pelas pessoas, suas ideias e energia. Ficar abaixo é comprometer indicadores de talento, de rendibilidade e de inclusão social, e comprometer a própria evolução de Portugal.
Além de matérias associadas ao cabal respeito pelos Direitos Humanos Universais, a igualdade de género e a diversidade são valências que demonstram a maturidade e o desempenho ético das empresas ao nível da Governança (Critérios ESG), constituindo-se, ainda, como temas com importância acrescida para os financiadores, investidores, clientes e público em geral.
Conciliação trabalho-família-vida pessoal, uma questão de bem-estar na organização
Academia APEE
Curso organizado em parceria com o Instituto Português para a Qualidade (IPQ).
A APEE, através da sua Comissão Técnica 179, desenvolveu a norma NP4552:2016, que identifica os requisitos para o sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, tendo como objetivos:
Contribuir para a mudança da cultura organizacional das organizações, integrando novos requisitos mais eficazes, em matéria de conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal:
- Identificar as necessidades de conciliação das trabalhadoras e dos trabalhadores na organização
- Reduzir os conflitos de articulação entre a vida profissional, familiar e pessoal
- Criar um clima de bem-estar na organização
- Melhorar a atuação e a reputação da organização, demonstrando os valores da organização com mais equidade e transparência no sistema de gestão da conciliação
Curso de Formação Especializada "Sustentabilidade e Responsabilidade Humana"
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP)
O Curso de Formação Especializada “Sustentabilidade e Responsabilidade Humana” é organizado pelo Instituto de Formação e Consultoria (ISCSP-iFOR), unidade orgânica do ISCSP que visa desenvolver, com elevado rigor e qualidade máxima, conhecimentos e competências em áreas específicas, aumentando a valorização das mais variadas atividades profissionais, bem como do Curriculum Vitae.
Ver maisBoost Program Gestão da Sustentabilidade
ISCTE Executive Education
Mudar a Empresa, mudar o Mundo.
A pressão das atividades humanas sobre o planeta cada vez é maior e as empresas podem ser agentes de mudança, contribuindo para a agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável. É importante perceber porquê agir, onde se pode ter maior impacto e o que se vai ganhar.
Licenciatura em Biorrecursos
Instituto Superior de Engenharia do Porto
Os recursos naturais que o nosso planeta oferece e o modo como os utilizamos são cruciais para a sobrevivência humana. Destes destacam-se os biorrecursos, responsáveis por um crescimento económico mais ecológico e inteligente. A inovação tecnológica contribui para a exploração de novas ideias, impulsionando formas empreendedoras de valorizar, reciclar e reconverter os recursos biológicos. Esta nova estratégia para aproveitar a natureza e os resíduos, no contexto da economia circular, permitirá uma gestão mais sustentável da Terra.
Ver MaisLicenciatura em Engenharia Geotécnica e Geoambiente
Instituto Superior de Engenharia do Porto
As questões relacionadas com o estudo, prospeção, transformação e gestão eco-responsável dos georrecursos, geotecnologias, geoambiente e geomateriais são, cada vez mais, um imperativo numa economia circular sustentável. A engenharia geotécnica e geoambiente cruza as potencialidades da engenharia e das geociências, aplicando-se à geotecnia das grandes obras de engenharia, à gestão dos recursos naturais, à utilização dos geomateriais e aos riscos geoambientais.
Ver MaisMestrado em Biorrecursos
Instituto Superior de Engenharia do Porto
A implementação da economia circular em todos os setores da sociedade é uma necessidade premente para reduzir a pressão, insustentável, promovida pela produção e o consumo crescentes sobre os recursos naturais e o ambiente. As (Bio)Tecnologias permitem potenciar e implementar a economia circular, mantendo nos produtos o valor acrescentado pelo maior tempo possível, minimizando o desperdício e contribuindo para um sistema restaurador ou regenerativo por intenção e design.
Ver MaisMestrado em Energias Sustentáveis
Instituto Superior de Engenharia do Porto
O setor energético está em rápida evolução e crescimento, com novas oportunidades de negócio a nível global. Tem-se assistido a um aumento do número de projetos relacionados com a produção de energias limpas, construção de redes inteligentes, segurança energética e consumos mais racionais e eficientes. Ao nível industrial, urbano e doméstico, o futuro da energia incide na sustentabilidade.
Ver MaisMestrado em Práticas do Desenvolvimento
Instituto Superior de Engenharia do Porto
A Estratégia Nacional para o Desenvolvimento Sustentável define orientações estratégicas para qualificações de alto nível para uma economia sustentável e competitiva, gestão eficiente e preventiva do ambiente, recursos naturais. Também promove a criação e difusão do conhecimento científico para um papel mais activo de Portugal na cooperação para a sustentabilidade global.
Ver MaisPós-graduação em Eficiência Energética em Edifícios
Instituto Superior de Engenharia do Porto
A Eficiência Energética em Edifícios é o pilar da construção sustentável e é, sem dúvida, o maior desafio que se coloca aos Engenheiros e Arquitetos que, de algum modo, têm ou pretendem ter a sua atividade profissional centrada na construção de edifícios. São estes que devem deter a competência para avaliar, selecionar e, posteriormente, implementar e gerir, de entre várias soluções possíveis, aquelas que melhor satisfaçam os critérios de sustentabilidade da construção e/ou reabilitação dos edifícios durante o seu ciclo de vida.
Ver MaisPós-graduação em Sistemas Integrados de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança
Instituto Superior de Engenharia do Porto
Cada vez é mais consensual que estamos perante uma forte concorrência global que traz dificuldades acrescidas ao desempenho dos agentes económicos e que, consequentemente, ameaçam a melhoria do nível de vida das pessoas. Em Portugal, há a consciência de que o modelo económico não deve ser baseado nos baixos preços potenciados pelos custos dos salários, mas, ainda não é seguro que estejamos capazes de nos afirmar através de uma estratégia de diferenciação baseada no desempenho e na geração de valor.
Ver MaisMestrado em Estudos do Ambiente e Sutentabilidade
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
É hoje pedido a indivíduos, instituições, empresas e comunidades que contribuam para tornar a relação sociedade-ambiente mais sustentável. Estas solicitações relacionam-se, por exemplo, com a conservação de recursos, a adaptação à mudança climática, a minimização de resíduos, a produção de energias renováveis, a proteção da biodiversidade, o planeamento sustentável do território, entre outros.
O Mestrado em Estudos do Ambiente e Sutentabilidade apresenta uma perspetiva multidisciplinar pioneira no contexto português e do Iscte. O seu corpo docente reúne Professores e Investigadores das Ciências Sociais e Humanas do Iscte e das áreas da Biologia e Ecologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.