Capacitar a nova geração de empresas

O setor empresarial, pela sua capacidade empreendedora e espírito inovador, presta uma contribuição imprescindível para a prosperidade económica e social, tendo igualmente um papel fundamental na otimização dos recursos utilizados e na preservação do património natural de Portugal e da Terra.

Micro, pequenas e médias empresas têm vindo a firmar o seu conhecimento em tecnologias e processos inovadores de gestão que permitem viabilizar uma economia sustentável.

Para as empresas, os princípios e objetivos associados à agenda nacional e europeia para o desenvolvimento sustentável representam um grande desafio, mas, também, uma excelente oportunidade de alavancar novos negócios, mercados, parcerias e públicos.  Transformar os desafios em oportunidades dependerá da predisposição das empresas para um conhecimento estruturado sobre as implicações desta nova realidade para todo o setor produtivo, bem como da sua capacidade de aplicar soluções que permitam atingir resultados e equilíbrios no desempenho agregado de fatores ambientais, sociais e de governação (ESG).

PME Sustentável tem como objetivo apoiar as micro, pequenas e médias empresas a darem escala às suas boas práticas, contribuindo para que o saber empresarial, valioso e determinante, ajude a definir o futuro justo e próspero que as gerações de Portugal devem ter.

PME Sustentável cooperará com as empresas para sugerir o melhor caminho para atender as múltiplas demandas económicas, sociais e ambientais; para ampliar processos de inclusão social; para a utilização responsável dos recursos naturais; para aconselhar e apoiar o alinhamento do desempenho das empresas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os critérios ESG, ao longo da cadeia de valor.

Ao navegar pela área de Recursos deste site, as empresas encontram informação que lhes permitirá enquadrar os desafios e oportunidades associados à Sustentabilidade, a par com caminhos de abordagem prática e meios de contacto que visam cimentar a opção de cada PME em construir, ou fortalecer, o seu desempenho na agenda nacional para o desenvolvimento sustentável.

A Sustentabilidade representa um percurso, um investimento com retorno positivo garantido - conformidade legal e setorial, acesso ao financiamento (privado, público ou de fundos europeus), acesso a investidores e outras parcerias, menor risco de negócio, reputação da marca e colocação da oferta, relação com públicos essenciais, entre outras valências com impacto direto no desempenho e sobrevivência de cada empresa -, mas carece da aceitação plena e compromisso por parte da gestão das empresas e da sua capacidade de promover modelos éticos e responsáveis na relação com as várias partes interessadas. 

A nova geração de empresas nasce das PME ativas em Portugal e será sustentável.