Disruptiva | Sistémica | Dinâmica | Moderna
O PME Sustentável renovou a sua identidade visual, que representa um novo ciclo de transformação e de apoio à nova geração de pequenas e médias empresas portuguesas, bem como o propósito de uma marca orientada para "fazer acontecer" a Agenda 2030, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os novos desafios sob a premissa dos fatores ESG. A introdução da nova identidade PME Sustentável representa o compromisso de acompanhar as micro e PME na sua evolução enquanto agentes essenciais para uma economia mais resiliente, inovadora e sustentável, uma sociedade mais justa e inclusiva e um património natural mais protegido.
A logomarca PME Sustentável assume os valores que sustentam os princípios da Sustentabilidade, em particular o respeito pelos Direitos Humanos Universais, pela preservação dos recursos naturais e pela Ética e Integridade, desígnios essenciais à prosperidade das pessoas, individuais e colectivas, e das organizações.
A nova identidade conta a história de como a continuidade do projeto PME Sustentável sustenta a sua evolução para assumir a Agenda 2030, os ODS e, mais recentemente, os ESG como a sua matriz de compromisso, capacitação e apoio à própria evolução das PME de Portugal.
As letras "PME" manuscritas, as formas variadas que recordam entidades, também elas diversas e de dimensões diferentes, que evocam um ecossistema de ligações, colorido pelos ODS com maior ligação às empresas, integram um símbolo que evoca a inovação, o equilíbrio, as parcerias e o dinamismo necessários à nova geração de empresas nacionais.
A nova identidade representa o compromisso do Programa PME Sustentável em ser um acelerador da evolução e inovação junto das micro, pequenas e médias empresas, para que estejam à altura dos desafios que enfrentamos enquanto economia e sociedade em rápida mudança, num planeta onde os recursos naturais e o clima se encontram sob grande pressão.
Um compromisso que se firma nas entidades parceiras do programa, nas competências que agrega e disponibiliza, na experiência acumulada, no networking que promove e na restante agenda que pretende ajudar a capacitar as PME em Portugal para um novo ciclo de desenvolvimento sustentável e de governação ética.