Boas Prática: Business to Society

Área de Actividades: IT

Descrição

A Siemens, no âmbito da sua política de Responsabilidade Corporativa desenvolveu o projeto de impacto social: Siemens Business to Society. Com o propósito de apoiar diferentes instituições e beneficiários com base na força dos seus colaboradores e da sua intervenção direta, a empresa ultrapassou uma vez mais os objetivos delineados, tendo os seus colaboradores realizado 3.638 horas em trabalho cívico que correspondem à participação de 45% dos seus colaboradores em iniciativas sociais, organizadas pela própria empresa. O projeto Siemens Business to Society impactou mais de 6800 beneficiários em cerca de 30 instituições. A estratégia de Cidadania da Siemens, focada essencialmente em três áreas de atuação sociedade, ambiente e educação, resultou num apoio diário de 20 pessoas durante o ano de 2016.

Impactes Positivos

A Siemens tem um compromisso claro de pensar e agir no melhor interesse das gerações futuras. Agir de forma sustentável significa equilibrar as dimensões planeta, lucro e pessoas nas várias decisões tomadas pela empresa. E os colaboradores têm um papel fundamental na implementação desta estratégia ao beneficiarem com as suas ações as várias instituições dedicadas ao projeto Business to Society. Este facto contribui amplamente para reforçar o sentimento de pertença e a motivação dos colaboradores Siemens. As áreas de negócio da empresa são outro dos stakeholders internos que mais beneficiam da política de voluntariado da empresa uma vez que a estratégia da Siemens passa por apoiar projetos e comunidades nas quais se encontra a implementar projetos, por vezes até em parceria com os seus clientes. A empresa privilegia por isso ações diretamente ligadas às suas atividades de negócio, mostrando assim um compromisso com as comunidades nas quais os projetos se desenvolvem. Exemplo disso mesmo são os projetos lançados em Angola e Moçambique, que têm como objetivo reforçar o compromisso da empresa com o desenvolvimento das comunidades locais.