27 Junho de 2022 - Dia Mundial das Micro e PME

Resiliência e Reconstrução: Micro e PME para o desenvolvimento sustentável na vanguarda da reconstrução melhor e mais forte dos impactos da pandemia COVID-19, da crise climática e dos conflitos.
A Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 27 de Junho como "Dia das Micro, Pequenas e Médias Empresas" (A/RES/71/279) para aumentar a sensibilização para a importância das contribuições das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) para a realização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Segundo a Pordata, 99% das empresas nacionais são consideradas "pequenas e médias", sendo que 96% têm ainda menos de dez trabalhadores. Números que atestam da relevância que as PME têm na criação de riqueza, emprego e desenvolvimento económico.

Este ano, o Centro Internacional de Comércio (ITC) assinala o 5º aniversário do Dia da MPME, e as pequenas empresas precisam mais do que nunca de apoio, uma vez que navegam os impactos da pandemia da COVID, dos conflitos e da crise climática. São as mais duramente atingidas por estes múltiplos choques e, ao mesmo tempo, desempenham um papel crítico na reconstrução mais forte.

"As Micro e PME precisam de se tornar mais resistentes a choques futuros, e os esforços e pacotes de estímulo devem visar aqueles mais fortemente afectados por perturbações nas cadeias de abastecimento globais, aumento da inflação, e as ramificações contínuas da pandemia da COVID-19."

É fundamental apoiar e capacitar as Micro e PME na libertação de todo o seu potencial através da inovação inspiradora, criatividade e trabalho decente para todos.

Conheça a Agenda das Nações Unidas para as Micro e PME aqui.

Pequenos negócios, grandes impactos.