Indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Instituto Nacional de Estatística (INE) lançou a primeira publicação nacional de acompanhamento estatístico da Agenda 2030 da ONU, intitulada “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Indicadores para Portugal | Agenda 2030”.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro de 2015. De natureza universal e inclusiva, esta Agenda abrange 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, que abarcam preocupações sociais, económicas e ambientais, transversais a todos os países.

Para medir de forma abrangente o progresso em prol da implementação da Agenda, foi adotada pela ONU uma lista de indicadores globais, relativamente à qual esta publicação apresenta os que são maioritariamente produzidos ou divulgados no âmbito do Sistema Estatístico Nacional, permitindo uma leitura estatística do desempenho nacional em relação aos ODS, desde 2010 até ao ano mais recente disponível.

O comportamento de cada indicador é analisado de forma resumida, incluindo, sempre que possível e relevante, dados com desagregação geográfica a nível III da NUTS e a nível de município.

A análise estatística é complementada por notas de enquadramento sobre a Agenda 2030 e sobre o ponto de situação do seu acompanhamento e implementação em Portugal.

A publicação bilingue complementa outros formatos de divulgação, tais como o dossiê temático e o destaque sobre esta matéria, apresentando-se ainda numa edição interativa, que possibilita, para alguns indicadores, a consulta de várias dimensões de análise, entre outras funcionalidades.

De acordo com o INE a informação apresentada é a mais recente disponível, à data de 17 de maio de 2018, sendo a mesma progressivamente atualizada no dossiê temático, refletindo os desenvolvimentos internacionais relevantes no quadro do acompanhamento da Agenda 2030.

 

Fonte: Instituto Nacional de Estatística (julho/2018)