Portugal e as ilhas energéticas

No âmbito da segunda Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, em Lisboa, o Ministro da Economia e do Mar de Portugal, António Costa Silva, explicou à ONU News como o ecossistema marinho pode fornecer matéria-prima para substituir o plástico.
“Acreditamos profundamente no potencial das biotecnologias marinhas, isso é, começarmos a usar produtos biológicos, biomas marinhos, as algas e outros produtos para substituir aqueles que são poluentes como os plásticos e os fertilizantes que afetam muito os terrenos. Portanto os biopolímeros, os biomateriais são essenciais e podem reconfigurar muitas das cadeias de produção que temos hoje. A nossa economia tem que mudar, tem que ser muito mais sustentável e, portanto, o oceano pode providenciar, a nível dos biomateriais, muitos dos principais componentes para a reconfigurar.”

Entrevista do Ministro da Economia e do Mar

Portugal tem uma proposta para a criação de ilhas artificiais energéticas e António Costa Silva reforça que o vento marinho do país é um “recurso de grande qualidade”, propício para a produção em massa de hidrogénio.

Proteger a vida marinha é meta da Conferência dos Oceanos da ONU, em Lisboa.

Notícia integral aqui.